quarta-feira, 8 de julho de 2009

SER PROFESSOR...

Nesta caminhada educacional que começou com a minha entrada na escola, aprendi que o importante é reconhecer que precisamos estar conscientes que por mais que buscamos conhecimento, mais temos que aprender, e nessa ânsia de estar buscando nos faz crescer em sabedoria, e amor.
Sou formada em Ciências Contábeis, onde trabalhei na área, durante dez anos. Sempre gostei, da área da educação, pois me identificava muito, com o desafio do Ensinar.

Fiz "Especialização Em Metodologia Das Ciências De Educação Básica E Suas Tecnologias" trabalho na área da educação à nove anos, o que me inpulsiona a buscar novos conhecimentos, especialização nesta área educacional.

Não é fácil conciliar tantas atividades, esposa, mãe, escritório, escola e ser estudante, mas vale a pena o desafio, pois gosto muito, do que faço.

A Faculdade de Letras vem fundamentar e capacitar meu trabalho, dando-me mais segurança para separar os ensinamentos. Ela também vem para mim como a realização de um sonho, pois sempre quis ser PROFESSORA.


INTERPRETANDO E CRIANDO POEMAS


Trabalhei com meus alunos do 9º ano com o Poema de Paulo Leminski.
Após a leitura e comentários individuais, percebi um grande interesse, por parte de vários alunos, apesar de muitos terem pouco contato com esse tipo de literatura.
Como a poesia, para muitos, é a maior expressão artística do homem, é muito importante garantir a nossos alunos essa convivência com poemas, a concretização da poesia. Por isso, busquei um poema que eu pudesse explorar a visão dos alunos, com alguns questionamentos.
Por que escrevemos?
Há mil razões para escrever.
Às vezes, porém, escrevemos sem motivo algum...



RAZÃO DE SER

Tem que ter por quê?
Eu escrevo apenas.
O peixe beija e morde o que vê.
A aranha tece teias.
quando o poema me anoitece.
Lembram letras no papel,
e as estrelas lá no céu
Escrevo porque amanhece,
Ninguém tem nada com isso.
preciso porque estou tonto.
Escrevo porque preciso,
Escrevo. E pronto.

Paulo Leminski


ATIVIDADE ORAL
1. Por que você escreve?
2. Para você, o que é "escrever bem"?
3. Você acredita que é possível escrever bem sem treino frequente?
4. Na sua opinião, quais as vantagens de dominar a arte de escrever?