terça-feira, 1 de dezembro de 2009

TP 5 – ESTILO, COERÊNCIA , COESÃO E AS RELAÇÕES LÓGICAS NOS TEXTOS.

Trata-se de uma disciplina ligada à lingüística, que se desenvolveu a partir do século XX, cujo objetivo de estudo é o estilo. A palavra estilo faz parte do vocabulário cotidiano, significando comumente o modo pessoal de fazer algo; o conjunto de características de um objeto, de uma época; elegância no jeito de se comportar ou se vestir. Estilística não se confunde com Gramática. A língua não é uma criação individual, subjetiva, mas a linguagem permite um grau de liberdade que se manifesta no estilo, no idioleto( cruzamento dos vários dialetos: etário,regional,profissional,de gênero,social)isto é, na língua de cada indivíduo., com o conjunto de marcas pessoais que constituem sua fala. A gramática estuda os elementos da língua, enquanto a estilística estuda a linguagem que se cria com esses elementos.

Objetivo: Compreender a noção de estilo a partir de poemas

Trabalhei com os alunos do 5º ao 9º ano.

(FAZER A LEITURA DO TEXTO TREM DE FERRO)

- Deixar os alunos comentarem sobre o poema, guiando-os para a musicalidade, observando na leitura o som das palavras, dando movimento à leitura.- O professor deverá salientar aos seus alunos que, o ritmo é o movimento ou o ruído que se repete no tempo a intervalos regulares, alternando sons fortes e fracos. A sílaba é um som ou grupo de sons pronunciados numa só expiração.

Pré-leitura

Leitura silenciosa do texto Palavras são palavras ... (O texto deverá ser entregue aos alunos xerocado, para uma aula mais integralizada)
- Leitura individual ( Fiz uma leitura dramatizada, onde um aluno fez o papel do pai e outro do filho).

Pós-leitura

- Comentários sobre o autor do texto ( Houaiss – é uma referência a Antônio Housaiss, intelectual brasileiro, que morreu em 1999, autor de um dos mais completos dicionários de língua portuguesa). Os alunos fizeram pesquisas sobre a biografia do autor , para uma apresentação oral, em revistas e pela internet.
- Sublinhar as palavras desconhecidas e procurar o seu significado no dicionário (Housaiss). (Mostrar que as definições de palavra expressam a tonalidade das palavras, o sentimento que cada uma desperta em quem as usa).
- Listei na lousa, as palavras que os alunos citaram e as motivações que sentem nelas. (comentários sobre o poder da palavra).
- Ler para os alunos ...

Ótimo é uma palavra ótima. Existem palavras doces, goiabada, quindim, bombom. Existem palavras que andam, automóvel......

Toda palavra tem seu significado. A palavra tem cara do seu significado.

A palavra pela palavra tirando o seu significado fica estranha. Palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, não diz nada, é só letra e som.

· Aproveitei a oportunidade e trabalhei o texto do LER É SABER “DUAS DÚZIAS DE COISINHAS À TOA QUE DEIXAM A GENTE FELIZ”, de Otávio Roth.

Leitura Silenciosa

· Leitura individual. (Cada aluno lerá um item).

· Comentários sobre o que realmente nos faz feliz......

(Os alunos poderão mencionar coisas grandiosas ou materiais , mas é importante que o professor conduza a reflexão da importância das coisinhas simples do dia a dia, do nosso cotidiano).

· Fazer com os alunos um exercício com a criação de rimas, . É o Jogo da Rima. O professor lê uma estrofe de poema s e a turma completará com uma palavra ,que rime e assim, o aluno que conseguir completar a rima ganhará um prêmio.

Produção textual

Agora é sua vez!

Individualmente, os alunos deverão criar um poema que haja coisinhas à toa ( não necessariamente duas dúzias) que os deixem com: sono, irritado, com fome, com sede, gordo(a), cansado, etc.

- Apresentação oral para a turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário