terça-feira, 1 de dezembro de 2009

TP 6 – LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II

Tudo que temos visto sobre língua a linguagem nos mostra como nossa própria existência de seres humanos é moldado pela nossa capacidade de agir pela linguagem. Distinguimo-nos de outras espécies animais porque somos capazes de nos constituir humanos pelo exercício da faculdade da linguagem. Visto nessa perspectiva, todo uso da linguagem é argumentativo, pois estabelece uma interação com o outro, uma relação de fazer social. E toda linguagem é, assim, um processo sempre em movimento.

Objetivo: Identificar parâmetros de avaliação, revisão e reescrita textual.

Trabalhei com os alunos do 5º ao 7º ano.

Pré-leitura

Nesta aula, você criará, planejará, produzirá e revisará um novo texto.

- Solicitar que os alunos estejam em duplas.

- O professor deverá apresentar para a sala de aula, cinco imagens: uma mulher, um homem, uma criança, um objeto (cadeira, caneta,celular,bolsa, carro,etc.), uma paisagem ou ambiente (casa, apartamento, escritório, quarto, etc.)

- O Professor deverá organizar as imagens sobre a mesa e determinar uma ordem para as gravuras.

Pós-leitura

- Em seguida, o professor deverá começar a inventar uma história a partir da primeira figura. Mas, atenção! O professor deverá inventar uma parte da história . Em seguida, deverá repassar para a primeira dupla. Logo em seguida, o seu colega deverá continuar a história a partir da sua invenção e relacionando as idéias à imagem seguinte.Quando as cinco imagens fizerem parte da história das duplas, vocês deverão criar um título para o texto.

Produção textual

- Com a história narrada e o título escolhido, agora vamos colocá-la no papel. As duplas deverão escrevê-lo e terminada a primeira leitura de revisão, troque de texto com outra dupla(o professor deverá auxiliá-los) e faça a leitura de revisão deste.




Nenhum comentário:

Postar um comentário