terça-feira, 1 de dezembro de 2009

TP 2 – Análise Linguistica e Análise Literária.

O papel e as características da linguagem da arte, com destaque para a linguagem figurada, que é o elemento constante na obra literária. Mostrar que é impossível usar a língua sem a gramática internalizada quanto aprimorar a reflexão do aluno sobre a língua.

A arte é uma forma de conhecimento relacionada ao

cotidiano, sendo um convite a (ter) interpretação do mundo.

Objetivo: Representar uma forma de arte por meio de composição com materiais diversos, interpretar pintura surrealista, conhecer versão e obras de pintores famosos e recriar obra de pintor famoso.

RECRIAÇÃO DE QUADRO DO PORTINARI

Trabalhei com alunos do 5º e 6º anos.

Comentar com os alunos que, assim como um texto em linguagem verbal pode ser objeto de paráfrase ou paródia, também um quadro, uma pintura pode ser recriada com outro tom, geralmente bem-humorado.

- Os alunos farão uma pesquisa sobre o autor, conforme o material selecionado pelo professor de arte.

- O material deverá ser xerocado para os a

lunos, facilitando a visualização das obras. Comentar sobre a versão engraçada de obras de pintores famosos que Maurício de Souza criou. Ele fez uma espécie de “paródia da imagem”.(Pintores como: Leonardo da Vinci, Já estudado pelos alunos no decorrer do ano e José Ferraz de Almeida Junior).



- Antes de propor a produção aos alunos, orientá-los a

perceber os detalhes da obra de Portinari, listando-os no quadro. Destacar o conceito de recriação, ou seja, criação a partir de um modelo com mudança de um ou outro elemento.


PRODUÇÃO DO ALUNO NA RECRIAÇÃO DA OBRA DE PORTINARI.





Nenhum comentário:

Postar um comentário