terça-feira, 1 de dezembro de 2009

TP 1- Linguagem e Cultura.


A norma Culta (Padrão)

Os dialetos socioculturais são basicamente dois: o popular e o culto. Como sabemos, também, que o que os distingue são as condições sociais, econômicas e culturais dos grupos, nos quais o nível da escolarização é decisivo. É importante o máximo de objetividade, deixando de lado sentimentos e pontos de vista muito pessoais. Ao elaborar nossos textos, a preocupação é fazê-los corretos, sem ambigüidades, diretos, enfocando objetivamente o assunto do estudo.

A própria norma culta é flexível e “incompleta”, na medida em que a língua do sujeito está sempre em construção. Como qualquer dialeto, ela sofre mudanças no tempo e no espaço, mostra intersecções, na mesma forma que se apresenta diferentemente em cada modalidade da língua: oral ou escrita.

Objetivo: Caracterizar a norma culta (padrão).

Trabalhei com alunos do 5º e 7º ano.

Trabalhei com o texto “ POR QUE SEUS PAIS ESTÃO SE DIVORCIANDO”, em parceria com a professora de Religião, onde em nossa escola, existe um grande número de alunos que vivenciam essa realidade, principalmente nas séries trabalhadas.

O texto esta dirigido claramente às crianças, então, usamos um vocabulário e uma forma de explicar a questão do divórcio de modo bem simples.

É importante mostrar aos alunos que a organização deles é fundamental, porque o texto pretende ir encaminhando o raciocínio através da sequência de dados.

Pré-leitura

- Começamos falando sobre a importância do assunto a ser tratado na aula do dia, por estarmos diante de uma realidade da turma.

- Quem de vocês, hoje, vivem essa realidade de os pais estarem ou estão se divorciando(separando)? Deixar os alunos se expressarem diante da situação.

Pós-leitura

- Após seus comentários, fazer a leitura do

texto (xerocado). Primeiramente silenciosa.

- Quando todos fizerem à leitura silenciosa, partimos para a leitura individual. Cada aluno deverá ler um parágrafo.

- O professor deverá conduzir uns

minutos de debate. Como se sentem, quais suas dificuldades diante de tal situação , como reagir. Deixar o aluno bem a vontade. (Nesse momento, vou fazer um depoimento pessoal, diante do problema discutido, por já tê-lo vivenciado).

- Em seguida, apresentar (xerocado) a atividade, para explorar o texto de Ziraldo. Deixar os alunos lerem e analisarem os desenhos. Em seguida, o professor fará as perguntas solicitadas e cada aluno deverá respondê-las, na folha entregue.

Produção textual

- Os alunos deverão produzir um texto diante do que foi discutido, comparando o texto de Ziraldo com e sua realidade. Como vocês se sentem diante dessa situação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário