A norma Culta (Padrão)
Os dialetos socioculturais são basicamente dois: o popular e o culto. Como sabemos, também, que o que os distingue são as condições sociais, econômicas e culturais dos grupos, nos quais o nível da escolarização é decisivo. É importante o máximo de objetividade, deixando de lado sentimentos e pontos de vista muito pessoais. Ao elaborar nossos textos, a preocupação é fazê-los corretos, sem ambigüidades, diretos, enfocando objetivamente o assunto do estudo.
A própria norma culta é flexível e “incompleta”, na medida em que a língua do sujeito está sempre
Objetivo: Caracterizar a norma culta (padrão).
Trabalhei com alunos do 5º e 7º ano.
Trabalhei com o texto “ POR QUE SEUS PAIS ESTÃO SE DIVORCIANDO”, em parceria com a professora de Religião, onde em nossa escola, existe um grande número de alunos que vivenciam essa realidade, principalmente nas séries trabalhadas.
O texto esta dirigido claramente às crianças, então, usamos um vocabulário e uma forma de explicar a questão do divórcio de modo bem simples.
É importante mostrar aos alunos que a organização deles é fundamental, porque o texto pretende ir encaminhando o raciocínio através da sequência de dados.
Pré-leitura
- Começamos falando sobre a importância do assunto a ser tratado na aula do dia, por estarmos diante de uma realidade da turma.
- Quem de vocês, hoje, vivem essa realidade de os pais estarem ou estão se divorciando(separando)? Deixar os alunos se expressarem diante da situação.
Pós-leitura
- Após seus comentários, fazer a leitura do
texto (xerocado). Primeiramente silenciosa.
- Quando todos fizerem à leitura silenciosa, partimos para a leitura individual. Cada aluno deverá ler um parágrafo.
- O professor deverá conduzir uns
minutos de debate. Como se sentem, quais suas dificuldades diante de tal situação , como reagir. Deixar o aluno bem a vontade. (Nesse momento, vou fazer um depoimento pessoal, diante do problema discutido, por já tê-lo vivenciado).
- Em seguida, apresentar (xerocado) a atividade, para explorar o texto de Ziraldo. Deixar os alunos lerem e analisarem os desenhos. Em seguida, o professor fará as perguntas solicitadas e cada aluno deverá respondê-las, na folha entregue.
Produção textual
- Os alunos deverão produzir um texto diante do que foi discutido, comparando o texto de Ziraldo com e sua realidade. Como vocês se sentem diante dessa situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário